sexta-feira, Outubro 02, 2009

Tipos de Palco/Teatro



Os palcos de hoje em dia são construidos em três tipos básicos, palco italiano, palco semi - arena e palco de arena.

Palco italiano - é o palco que os espectadores assistem a apresentação só pela frente. Este palco tem uma cortina que é fechada para mudança de cenário, tempo ou final da apresentação. Normalmente o espaço entre a platéia e o palco é maior que o do palco de arena.

Palco de arena - é um circulo situado no centro da platéia que o público senta em arquibancadas ao redor. Em geral os teatros de arena são maiores e o público apresenta uma relação mais estreita. Os espectadores ficam suficientemente próximos do palco para verem as nuanças das expresões e gestos feitos pelos atores. O palco de arena permite cenários limitados.

Palco semi - arena - em geral é constituído de uma plataforma que avança pela platéia. O palco semi - arena aproxima o espectador do ator. Como a platéia circula parcialmente o palco de semi - arena, o cenário deve conter menos elementos. Em geral não há cortinas.


Teatro\cenografico - em um teatro bem equipado, as áreas de serviço incluem oficinas para construção de cenários. A maioria dos teatros, porém, não possuem equipamento para construir cenários.

13 comentários:

  1. Oiee minha professora de Arte,pediu pra nossa turma fazer uma maquete sobre teatro e o nosso tema e o Egito antigo,só que não achei nenhum desenho,vocês podem me dizer se tinha no Egito antigo?!Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Tipos de palco o matéria chata ¬¬'
    bom vai cair no provão,que eu me lembre existem mais tipos de palco certo?!

    ResponderEliminar
  3. Oiee so queria dizer que achei essa aula interessante meu grupo e : Gabrielly,Yasmim,Geyseane,Mayara e Lohany Nos Estudamos No Colegio : Anisio Texeira .vamos fazer uma maquete e uma pesquisa tbm ecrever na cartolina ja começamos a fazer e estamos fazendo um trabalhoo bonito com nossa professora : Gisele

    ResponderEliminar
  4. tem q ser tu né jainy hahahahha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. maaais tu sabe q eeu sou retardada !
      Maais eu amei esse site...Parabéns

      Eliminar
    2. aiaiaiaiai assim vc mata o papai

      Eliminar
  5. eu sou um noovo cara e nada se compara com o cara q já fuui...Mudeei a minha vida mudei tudo por te amar volteei p te faalar q nada te substitui...

    ResponderEliminar
  6. BANDO DE BURRO ! láá em cima no palco de arena é ''mudanças'' não ''luanças''...idiotas :/

    ResponderEliminar
  7. procuro escrever uma obra e nao consigo. como se cria um personagem.

    ResponderEliminar
  8. tenho um grupo de teatro e quero receber uma formaçao para o mesmo grupo precisso de ajuda o meu grupo e o colectivo de artes pedro belgio

    ResponderEliminar
  9. minha prof de artes pediu pra faser varios trabalhos e um deles veio uma teatro canario

    ResponderEliminar
  10. meu professor de artes me pediu 8 trabalhos de uma vez e um deles e tipos de palco de teatro

    ResponderEliminar